Curso 01 – Aula 04 – As regras e interações de um jogo

As regras são a essência de um jogo. Certamente é o elemento principal. A regra vai definir como um jogo será, o que poderá ser feito nele, o que não poderá, em quais condições, com quais recursos e muitos outros detalhes. Imagine um campo onde você pode fazer tudo, sem restrições. As interações e possibilidades são quase ilimitadas. Seria algo próximo do caos. As regras organizam e dão sentido a este caos, limitando as ações, definindo as interações existentes na partida, sejam as interações do jogador com o jogo, sejam as interações dele com os demais jogadores. Isso vale para jogos digitais, jogos de tabuleiro, ou qualquer outra brincadeira lúdica. Todas elas possuem regras que definem seu funcionamento.

Dentre as possibilidades de interações, definidas pelas regras, podemos identificar alguns mecanismos utilizados em vários jogos. O uso de cartas para realizar ações, ou o a combinação de cartas para adquirir vantagens. O uso de recursos para construir novos elementos na partida. A obtenção de recursos. O uso de peças para realização de ações na partida, sendo que as vezes, as peças possuem características próprias que permitem apenas um tipo de ação. O uso de tempo limitado ou restrito para tomada de decisão. A área restrita no campo de jogo para realização de ações. Tomada de novas áreas, exploração de novas áreas no campo de jogo, dentre outros. A maioria destes mecanismos vem dos jogos de tabuleiro ou dos jogos vivenciais e são adaptados nos jogos digitais. Por isso é interessante que o game designer de jogos digitais tenha um bom conhecimento dos jogos de tabuleiro e suas mecânicas.

Um aspecto interessante que se percebe ao analisar as regras é que existem duas categorias: as regras universais e as pontuais. Por exemplo, a regra que diz que ao final da rodada, cada jogador deverá comprar 2 cartas, é uma regra universal, pois vale para todos os jogadores e durante toda a partida. Já a regra que diz que o jogador que possuir a carta de bônus poderá pegar 3 cartas ao invés de 2, esta é uma regra pontual, pois estabelece uma interação válida apenas para um determinado caso, muitas vezes temporária e provavelmente afetando apenas um jogador.

Quando elaboramos as regras de um jogo, devemos começar sempre pelas universais e só depois partir para as pontuais. No entanto, tenha em mente que durante o processo de melhoria do jogo, poderá acontecer de novas regras universais serem criadas sobre regras pontuais já estabelecidas.

Conforme as regras vão sendo criadas, o jogo vai se tornando mais complexo, principalmente se existirem muitas regras pontuais. Tudo deve ser feito de forma harmoniosa, permitindo que o jogo flua, ou seja, tenha boa jogabilidade. Se as regras começarem a ficar confusas demais, sem muito sentido e bom senso, é capaz do jogo de tornar chato ou mesmo ‘travado’. Preste atenção se algumas regras pontuais precisam ser implementadas mesmo ou se elas só vão atrapalhar no bom andamento da partida. Da mesma forma, tome cuidado para não deixar o jogo ‘trivial’ demais, caso seu público-alvo sejam jogadores do tipo acostumados a jogos mais complexos.

Caso o jogo se torne muito complexo, e caso isso seja necessário, procure criar formas de ensino das regras passo a passo. O tempo que os jogadores levam para aprender como jogar um jogo é o que chamamos de curva de aprendizado. Ela poderá ser mais complexa e demorada ou mais simples e rápida, dependendo do grau de complexidade das regras e também da quantidade de regras. Uma das formas de ensino passo a passo que existe nos jogos digitais é o tutorial in-game, onde o jogador é guiado pelas regras universais no seu primeiro contato com o jogo. A partir daí, uma vez aprendido o ‘básico’ das interações, o jogador passa a jogar normalmente, tendo maior facilidade para entender as regras pontuais, conforme elas forem aparecendo.

Nos jogos de tabuleiro, as vezes as regras são divididas em duas, sendo uma a básica e a outra a completa. Uma vez aprendido a jogar com as regras básicas, os jogadores partem para as regras completas, onde normalmente as diversas regras pontuais são adicionadas.


Outro aspecto é muito importante ao pensar as regras, que é o conjunto de pré-requisitos para o jogo. Se você estiver projetando um jogo profissionalmente, certamente existirão algumas premissas que deverão ser seguidas na hora de pensar o jogo. Já falamos a respeito disso em outra aula deste curso. Premissas como público-alvo, duração da partida, temática, número de jogadores, etc., tudo isso deverá ser levado em consideração na elaboração das regras. Não adianta criar um jogo com muitos detalhes, complexo, com uma curva de aprendizagem enorme se o publico-alvo são pessoas que não estão acostumadas a ler regras ou jogar jogos complexos. Ou então, desenvolver um jogo que funciona bem com 4 pessoas, se o alvo é atender grupos de 6 ou mais jogadores na mesma partida. Tudo isso deverá ser levado em conta.

Ainda dentro deste assunto, tem o aspecto pedagógico, caso o jogo seja voltado para ensino e/ou treinamento. O jogador, no caso aluno, terá acesso a todo o conteúdo de uma vez só? Qual o grau de desafio que ele precisará enfrentar? O enredo será associado ao conteúdo que deverá se ensinado, como ocorre nos jogos de simulação, ou será separado? São questões que você deverá analisar e buscar a melhor solução para as regras, sempre levando em conta o que o cliente quer e espera do seu jogo.

Por fim, saiba que muitas regras poderão ser alteradas na fase final de testes. Normalmente são pequenos ajustes ou criação de algumas novas regras, de forma a deixar o jogo melhor em todos os aspectos. Mantenha a mente aberta nesta fase, permitindo a alteração de algumas regras. Ouça a opinião dos outros com atenção. E não se canse de fazer diversos testes, de preferência com públicos diferentes. A análise destes testes permitirá que você torne o jogo melhor balanceado e com melhor jogabilidade.

Para encerrar, veja um exemplo simples da elaboração de regras de um pequeno jogo que você já conhece.

Imagine um campo de jogo com quatro traços no meio, sendo dois paralelos na vertical, e dois paralelos na horizontal. Sim, é o tabuleiro do jogo da velha.

O objetivo é fazer 3 marcações juntas na horizontal, na vertical ou na diagonal. Cada jogador tem direito a marcar uma vez no campo. Estas são as regras universais.

Imagine agora criar algumas regras novas, pontuais. Imagine que cada jogador tem uma carta na mão que lhe dá direito de trocar de posição uma marcação sua com uma do outro jogador, e uma carta na mão que lhe dá direito a reservar um campo do tabuleiro onde só ele poderá fazer uma marcação posterior.

São regras que tornariam o jogo um pouco mais enriquecido.

Vamos então estabelecer mais traços no campo, de modo a termos um campo com 4 espaços na vertical e 4 na horizontal, ao invés de 3 no jogo clássico.

Tudo isso são regras novas que são adicionadas e vão tornando o jogo mais complexo.

Quando você projetar um jogo, faça o mesmo. Crie uma estrutura inicial básica e depois vá adicionando algumas regras relevantes que tornem o jogo mais desafiador, atrativo e divertido.


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Atividade proposta:

– Escolha um jogo de tabuleiro (exemplo: War, Detetive, Interpol) e analise suas regras sem ler o livro de regras. Ou seja, faça uma análise sua, pessoal, escrevendo num papel as interações possíveis, mecânicas e as regras que definem o funcionamento deste jogo. Depois de concluir, faça uma comparação das regras que você observou e as regras que vem na caixa do jogo. Foque nas mecânicas do jogo, que normalmente não são necessariamente descritas em detalhes nas suas regras.

– Crie um pequeno jogo com algumas regras. Faça igual ao exemplo do jogo da velha, citado acima. Mas antes de iniciar, defina alguns pré-requisitos que você deverá seguir na hora de elaborar o conjunto de regras. Limite as regras a uma folha de papel apenas. O objetivo aqui não é projetar um jogo completo, mas apenas dar uma noção de como é elaborar regras tendo que seguir premissas pré-estabelecidas, partindo das regras universais básicas para as regras pontuais.


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Fluxo do Curso:

Introdução e Apresentação do Curso

Aula Anterior: O enredo e o conteúdo de um jogo
Próxima Aula: Os testes e ajustes finais no jogo

[Atenção: infelizmente muitos dos meus artigos estão sendo copiados ilegalmente por outros sites/blogs. Em alguns casos os donos de tais sites/blogs se colocam como autores dos textos. Um total absurdo e falta de ética. Peço por favor que se você encontrar este artigo ou parte dele em outro site, me informe através do meu e-mail de contato, no final da página ‘sobre mim‘. Muito obrigado.]


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9 respostas para Curso 01 – Aula 04 – As regras e interações de um jogo

  1. Icaro Matheus disse:

    Muito bom mas uma coisa que eu não entendi as regras são tecnicamente a estrutura do game ?

  2. João Barroso disse:

    Gostaria de falar q o curso é otimo e pergunta quando sai a proxima aula?

  3. PeterMr disse:

    @João

    Obrigado João! A próxima aula deve estar no ar em uma semana. Abraços.

  4. PeterMr disse:

    @Icaro

    Então, as regras vão determinar como será o jogo, e neste sentido podemos dizer que definem sua estrutura. É a Alma do jogo.

  5. isaac gamer disse:

    muito boa as sua aulas.gostaria de saber de existe um site, programa(de preferencia gratuito) para criação de games aonde poderiamos colocar as aulas em pratica????

  6. PeterMr disse:

    @Isaac

    Obrigado! Bom, este curso na verdade foi montado na forma de artigos, com algumas atividades mentais propostas e uma atividade final com meu feedback. Na verdade ele não trabalha com a produção dos jogos, mas sim com a criação do projeto de games, ou seja, exatamente o Game Design. Por isso mesmo as atividades propostas são sempre mentais e podem ser realizadas no Word, usando apenas digitação. Uma opção mais rica seria tentar criar algum jogo de tabuleiro a partir deste curso. De qualquer forma, em relação aos jogos digitais, há programas no mercado para criação de jogos tipo indie, como por exemplo 3D GameStudio, Torque 3D, entre outros. Mas são programas que demandam estudo e conhecimento de outras áreas de games, como programação, modelagem 3D, etc. Abraços.

  7. Richard disse:

    Quando a próxima aula deverá vir?

  8. PeterMr disse:

    @Richard

    Olá Richard. As aulas 5 e 6 estão no ar. O curso agora está concluído. :)

  9. Alexandre Bigheti disse:

    Gostei. Simplesmente d+. Para os novatos (como eu) que desejam começar a colocar os conceitos aqui expostos em prática sugiro o software Construct 2.

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