Curso 01 – Aula 06 – Atividade final: projetar dois jogos

Chegamos ao final do nosso mini-curso de game design. Esta aula na verdade é uma avaliação final. Diferentemente das atividades propostas nas aulas anteriores, esta atividade final poderá ser enviada para mim para que eu analisar e dar um feedback.

Esta atividade será elaborar a documentação da criação de dois jogos:

1- Crie um jogo de tabuleiro simples, com regras simples, mas interativas. Defina você mesmo seu público-alvo, tempo médio de duração do jogo, seu tema etc. O jogo não tem função pedagógica aqui, sendo apenas para diversão.

2- Crie um jogo digital curto, que ensine premissas de um bom vendedor de loja. Este jogo deverá ser divertido, mas também cumprir sua função pedagógica. Crie você mesmo as premissas de um bom vendedor. O principal aqui é analisar sua capacidade em inserir dentro das dinâmicas e tema do jogo, o conteúdo que deverá ser ensinado. Fique a vontade para definir seu público alvo. Apenas tenha em mente que o jogo deverá ser simples e rápido.



 
 

Em ambos os casos:

– Envie seu projeto em Word, não zipado. Não envie em nenhum outro tipo de documento que não Word.

– Seja simples. Não é preciso nem mesmo desenvolver a idéia toda, apenas uma parte dela, como se fosse um protótipo. Se sua idéia é um jogo com quatro fases, por exemplo, explique a idéia geral e detalhe apenas a primeira fase.

– Não envie projetos longos. Novamente, a idéia é apenas analisar sua capacidade de desenvolver mecânicas de um jogo e isso poderá ser apresentado em poucas páginas. Para o projeto do jogo de tabuleiro, uma ou duas páginas de Word já é suficiente. Para o projeto do jogo digital, duas a quatro, no máximo, é suficiente.

– Enviem suas atividade para o meu e-mail peter[@]gamedesign.com.br

– Pode ser que eu demore um pouco para responder, mas enviarei o feedback para todos, sem falta. Verifique também se minha resposta não caiu em sua caixa de spam.

Agradeço a todos que deram seus feedbacks com comentários e sugestões ao longo do curso. Grande abraço!    

 

Se você gostou deste curso, por favor, apoie com qualquer quantia. Assim mais cursos e aulas poderão ser disponibilizadas gratuitamente aqui no site. Obrigado! :)


 

 
  *******************************


Fluxo do Curso:

Introdução e Apresentação do Curso

Aula Anterior: Os testes e ajustes finais no jogo

 



 
 

Esta entrada foi publicada em Meus Cursos e marcada com a tag , , , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

11 respostas para Curso 01 – Aula 06 – Atividade final: projetar dois jogos

  1. Alana disse:

    Oi meu nome é Alana eu tenho 16 anos
    Bom, eu ainda tenho algumas dúvidas,eu li todas as aulas,
    e percebi que você da mais exemplos de jogos de tabuleiro,sei que cada exemplo e tudo q você disse vale para ambos,mais é que até suas atividades pedem mais sobre Jogos tabuleiros!! queria saber se acaba por aqui ou se você vai falar mais?Bom eu adorei tudo,agora é q eu quero ser Game Designer!!

  2. PeterMr disse:

    @Alana

    Olá Alana! Sim, é verdade, eu sempre faço muita referência aos jogos de tabuleiro. Acho eles maravilhosos, principalmente os jogos modernos, que são pouco conhecidos no Brasil. Eles possuem mecânicas muito interessantes que servem de base para a criação de boas regras nos jogos digitais. Por isso que eu sempre estimulo os game designers a conhecerem e estudarem os jogos de tabuleiro. Quanto ao mini-curso, ele termina nesta aula 6 sim. Os próximos cursos que estou preparando serão pagos e com uma nova estrutura e maior complexidade. Fico feliz que tenha gostado deste. Continuarei a postar artigos, que de certa forma também trazem sempre algum conhecimento. :) Abraços.

  3. Tom disse:

    Olá. Gostaria de ser Video Game Designer. Queria saber se minha definição de Game Designer faz sentido. Queria criar conceitos e regras dos jogos, desinvolvendo sua logica e sua estrutura. A area de Level Design me interessa bastante. Queria poder ajudar os programadores a “andarem” pelo caminho certo, de maneira pratica que siga a logica do jogo da maneira que eu projetei; por vezes também programando um pouquinho. Queria saber se tem como nessa profissão mesclar de tudo um pouco, e se o curso de Ciência da Computação poderia ajudar com a parte lógica e de programação. Pretendo fazer um pós em game design. E então: to no caminho certo? To muito perdido?
    Thanks in advance.

  4. Rudi Junior disse:

    oi, para fazer jogos de rpg precisa de um programa?
    qual?

  5. Vinicius disse:

    brincadeira as aulas são d+
    Voce PeterMr é d+

  6. Hudsonkem disse:

    Mano gostei bastante estou tentand ser um game designer, bom ja tenho um pouco de conhesiment e java, c#, c++, html. bom queria saber se voce pode mim indicar a algum curso de graça q eu possa baixar… pois nao tenho net pra tira duvidas e fods.. mais vlw pela postagem.. ok ate espero q resposta^^

  7. joaopaulo disse:

    essas aulas foram boas e das boas e meu sonho e ser um criador e vendedor de jogos de games meu nome e joao thau e beijos galera sejam otimos criadores de game

  8. joaopaulo disse:

    as aulas forao boas mas acabou e meu sonho e ser criador e vender jogos thau beijos e sejan otimos criadores de game galera valeu e thau fui e ate mais

  9. anonimuh disse:

    ola li todas as aulas
    achei interessante . agora queria uma dica sobre plataformas para a construção de jogos
    tipo se eu quiser amadoramente fazer um jogo para play2 teria um compilador assim na linguagem C ?

  10. PeterMr disse:

    @Tom Sim, você pode mesclar sim. Na verdade, quanto mais voce souber das demais áreas, mais chances tem de ser um Game Designer de sucesso, pois ter a noção do todo ajuda a projetar as funcionalidades do jogo bem como a gerenciar o projeto. No entanto, duas observações são importantes: primeiro, não perca o foco de qual é o seu papel enquanto game designer, para não invadir demais as áreas dos outros e não deixar de lado os estudos próprios de sua área; segundo, não é necessário ter tanto conhecimento nas demais áreas para ser um bom game designer. Elas podem ajudar, mas sozinhas não transformam ninguém em um game designer de sucesso. Abraços!

  11. PeterMr disse:

    @Rudi, para criar um jogo de RPG, principalmente para quem está começando, eu recomendo o RPG Maker. Não o considero uma ferramenta profissional, mas ajuda muito na criação de demos e na aprendizagem de criação de games. Além de, é claro, dependendo do jogo que você fizer, ele obter algum sucesso em grupos específicos da internet. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.