Introdução ao uso da Mecânica Pontos de Ação nos jogos.

A mecânica dos Pontos de Ação nos jogos pode ser usada para diversos fins. Vou comentar aqui um pouco sobre os três principais: monetização, treinamento e balanceamento. E cada um deles pode se dividir em outros.

Mas antes de tudo é preciso entender como essa mecânica funciona. Nada melhor do que exemplos para isso. Se você já jogou variados jogos casuais do Facebook, deve ter percebido que em muitos deles você tem um número limitado de energia para realizar ações no jogo. Essa energia é renovada com o tempo ou com boosters (gratuitos e pagos). Isso é uma forma de uso dos Pontos de Ação.

Outro exemplo. Imagine um jogo de combate onde você tenha três unidades de exército para andar no tabuleiro, sendo que uma delas é composta de tanques pesados. Você dispõe de 4 pontos de ação para usar. Andar a unidade de tanques em uma casa custa 2 pontos de ação. Andar qualquer outra unidade uma casa custa 1 ponto de ação. Então você pode optar por andar duas vezes a unidade de tanque, ou uma vez a unidade de tanque e duas vezes outra unidade, ou então andar quatro vezes essas outras unidades. Tudo isso se encaixa dentro dos 4 pontos de ação que você dispõe.

Mais um exemplo. Você está jogando um jogo onde precisa identificar um erro no sistema de redes da empresa. Se optar por fazer uma varredura atrás de bugs, custará 5 pontos de ação. Se optar por conversar com os analistas de plantão, custará 3 pontos de ação. Se optar por reiniciar o sistema todo, custará 1 ponto de ação. São 3 computadores para reiniciar e se optar por fazer isso em todos eles, custará 3 pontos de ação no total. Você dispõe de apenas 6 pontos de ação em seu turno no jogo. O que você faz?

Conseguiu captar como funciona a mecânica de pontos de ação? Ela determina o limite de ações que você poderá fazer no seu turno do jogo, mas de uma forma variável, ou seja, dando opções de escolha para você definir o que vai ser prioridade e a ordem em que as ações serão realizadas. Basicamente podemos dizer que os Pontos de ação permitem o jogador realizar ações dentro do jogo.

E esta mecânica pode ser usada com sucesso para diversos fins, sendo três os principais monetização, treinamento e balanceamento.





Monetização. Conforme citei no exemplo dos jogos do Facebook, você pode limitar as ações do jogador na partida de tal modo que, ao acabarem os pontos de energia (pontos de ação), o jogador tenha a opção de esperar por determinado tempo até recarregarem seus pontos para então voltar a jogar, ou então que o jogador pague para os pontos recarregarem imediatamente e assim poder continuar jogando sem ter que esperar. Dependendo do jogo e do envolvimento do jogador, ele poderá preferir pagar e continuar a jogar imediatamente.

Treinamento. Com os Pontos de Ação você pode trabalhar Tomada de Decisão, Gerenciamento de Recursos, Gerenciamento de Pessoas, Gerenciamento de Processos e diversos outros temas, competências e habilidades. Mostrei no terceiro exemplo que o jogador teria que tomar a decisão certa sobre como resolver o problema do sistema de redes da empresa dentro de um limite de pontos de ações. Decisões erradas fariam com que o problema não fosse resolvido e os pontos de ação desperdiçados.

Balanceamento. Muitas vezes num jogo é preciso balancear as ações dos jogadores para que nenhum tenha uma força demasiada sobre os demais em seu turno. O uso dos pontos de ação ajuda a manter esse balanceamento. No segundo exemplo que eu dei, imagine que um jogador tenha vários tanques enquanto o outro não. Usar pontos de ação ajudaria a equilibrar um pouco as chances de cada um, uma vez que mesmo aquele que possui diversos tanques, não poderia movimentar todos ao mesmo tempo. Dependendo das regras, ele poderia até ganhar um limite maior de pontos de ação por turno, mas ainda assim, ficando sob controle e mantendo maior equilíbrio na partida.

Pois bem, experimente usar a mecânica Pontos de Ação em seus jogos, em algum protótipo. A melhor forma de aprender é usando e experimentando. Você perceberá que provavelmente terá que balancear os próprios Pontos de Ação para não limitar demais o jogador em seu turno, deixando o jogo travado e chato, e nem ampliar demais, fazendo com que não haja sentido no uso da mecânica (e nem sempre é necessário o seu uso, de fato!).

Procure perceber também o uso de mecânicas semelhantes aos Pontos de Ação em diversos jogos que você já joga e conhece. Isso ajudará a entender melhor seu funcionamento, suas possibilidades e como usá-la.

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