Introdução aos jogos RPL

Os games RPL (Role Playing and Learning, ou Jogos educacionais onde o jogador/aluno assume papéis) são jogos educacionais (educativos) que buscam atingir os objetivos de aprendizagem através da imersão do jogador dentro do game, deixando que o próprio jogo cumpra o papel de ensinar e desenvolver competências através de sua mecânica e enredo, sempre com a participação ativa deste jogador.

A idéia básica é que, ao entrar no jogo, o jogador fique mais receptivo à aprendizagem e consiga ter uma maior compreensão do conteúdo através da sua significação dentro da própria partida.

Quando um aluno utiliza jogos educacionais com o foco apenas no conceito de que ‘se trata de um game para ensinar e não para divertir’, ele normalmente não ‘entra’ no jogo, preferindo se manter no nível superficial de envolvimento, que faz diminuir a sua aprendizagem. Da mesma forma, quando um jogo propicia a imersão, mas não aproveita este envolvimento do jogador para lhe ensinar o conteúdo, podemos dizer que o aluno também ficou apenas no nível superficial da aprendizagem pois o game não trabalhou bem o seu lado educacional


Veja abaixo as características de um conteúdo aprendido no nível superficial:

– O aprendizado é descontextualizado.
– O conteúdo tem pouco sentido ao aluno.
– Pouca ou nenhuma ligação com situações reais.
– Baixa compreensão do conteúdo e pouca aprendizagem.
– Pouca flexibilidade no uso do conteúdo por parte do aluno nas situações reais.

Nos games RPL, através da imersão no jogo com sua mecânica e enredo, o aluno entra em um nível profundo no processo de ensino-aprendizagem.

Veja abaixo as características de um conteúdo aprendido no nível profundo:

– Aprendizagem contextualizada.
– O conhecimento é construído pelo aluno.
– O conteúdo possui sentido para o aluno.
– Grande flexibilidade no uso do conteúdo por parte do aluno, ou seja, ele consegue aplicar e associar aquele conteúdo em situações fora daquelas em que ele o aprendeu.
– Alta compreensão do conteúdo aumentando sua aprendizagem.
– O conteúdo é integrado e associado aos demais conhecimentos dentro de uma situação real.
– O conteúdo adquire relação com as atitudes comportamentais do aluno.


Os games RPL devem cumprir bem o seu papel de serem ótimos jogos de entretenimento para que então possam cumprir ainda melhor o seu papel como jogos educacionais. A idéia é que, ao jogar, o aluno aprenda se divertindo e se envolvendo com o jogo, fazendo valer o sistema de ensino-aprendizagem dentro do game. Se tivéssemos que resumir o que o jogador/aluno deve fazer para aprender através de um game RPL, diríamos "Just Play!", ou seja, apenas jogue e deixe que o aprendizado surja a partir deste ato.

[Atenção: infelizmente muitos dos meus artigos estão sendo copiados ilegalmente por outros sites/blogs. Em alguns casos os donos de tais sites/blogs se colocam como autores dos textos. Um total absurdo e falta de ética. Peço por favor que se você encontrar este artigo ou parte dele em outro site, me informe através do meu e-mail de contato, no final da página ‘sobre mim‘. Muito obrigado.]

Esta entrada foi publicada em Business Games, E-Learning e TI, Jogos Digitais, Jogos Educacionais, Serious Games e marcada com a tag , , , , , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas para Introdução aos jogos RPL

  1. Fábio Gleyson disse:

    como faço pra jogar o jogo de damas??

  2. PeterMr disse:

    @Fábio… você se refere ao jogo terapêutico com tabuleiro parecido com damas? Assim que voce entra nele, existe um tutorial explicando. É meio longo o tutorial, mas de fácil leitura. :)

    Abraços!

  3. Pingback: Links que eram prá já estar no blogroll… | Nuss... E agora?!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.