Curso 01 – Aula 01 – O nascimento de um jogo

A criação de um jogo deve ser vista por dois ângulos. O primeiro diz respeito a criatividade livre na hora de pensar um jogo. É a pura criação, o surgimento de uma idéia. O segundo trata dos objetivos deste jogo e é o que direciona a criação e elaboração do mesmo. Ambos os ângulos devem ser levados em consideração tanto na criação de um jogo de forma amadora quanto de forma profissional. A diferença maior é que se o Game Designer criar um jogo profissionalmente então certamente ele terá que levar muito em conta o ângulo dos objetivos daquele jogo.

Os objetivos de um jogo irão definir entre outras coisas, o público-alvo do jogo e o que se espera que este público experimente ao interagir com ele. Um jogo infantil, com enredo da Disney, por exemplo, poderia visar um público-alvo de crianças dos 8 aos 12 anos com a intenção de fazê-las vivenciar uma aventura com os personagens da Disney. Já um jogo sobre o filme Sexta Feira 13 poderia ser voltado para público jovem-adulto, com a intenção de fazê-los vivenciar uma experiência de suspense e entretenimento. Enfim, tudo isso estará ligado diretamente aos objetivos do jogo.

Quem trabalha com business games ou jogos para treinamento corporativo terá também objetivos pedagógicos que tais jogos deverão atender. Por exemplo, fazer com que os alunos-jogadores aprendam sobre determinado conteúdo ou então desenvolver neles habilidades e competências específicas. De toda forma são objetivos e se você pretende um dia trabalhar profissionalmente no mercado de games para entretenimento ou para treinamento/educação, esteja ciente de que todos os jogos que você tiver que criar deverão atender aos objetivos definidos pelo plano de negócio da empresa ou cliente que investirá ou produzirá o jogo.


Podemos então dizer que um jogo profissional nasce nos objetivos existentes e planejados para ele, no plano de negócio criado pela empresa para o desenvolvimento do game. E juntamente com isso, a idéia criativa do próprio Game Designer.

Mas se os objetivos estão sempre presentes no nascimento de um jogo profissional, eles nem sempre estarão presentes no nascimento de um jogo amador. Neste caso, o que vale mesmo é somente o nascimento de uma idéia criativa que será trabalhada aos poucos, transformando-a em um jogo.

Veja um exemplo:

Pedro, que é game designer, visitou a fazenda dos seus tios e teve uma idéia de um jogo onde os jogadores deverão cuidar de vacas e transportá-las de uma fazenda para outra em segurança. Esta é a idéia base do jogo, o objetivo principal. Então a idéia começa a criar raízes que vão transformando-a em um jogo realmente, com regras e novas interações.

Para transportar as vacas, o jogador inicialmente terá que fazer tudo sozinho, caminhando com elas pelo pasto e estradas. Conforme ele leva uma vaca, ele ganha pontos e dinheiro, que poderá gastar para contratar pessoas que irão ajudá-lo a transportar mais vacas de uma vez só. Além disso, poderá mais adiante comprar caminhões para um transporte mais rápido. Essas são idéias gerais que vão surgindo. É o nascimento de um jogo.

Agora imagine que Pedro estava em um projeto de game profissional sobre caminhões de transportes. Neste caso, ele poderia pensar o jogo com transportes de vacas e de vários outros itens da fazenda, apenas com caminhões. Neste caso, ele teve uma idéia de transporte de vacas já direcionado pelos objetivos iniciais.

O exemplo é simples, mas serve para demonstrar a diferença no nascimento de um jogo amador e de um jogo profissional.


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Atividade proposta:

Pense e imagine um jogo que envolva floresta, criaturas e tesouros. Veja surgir dentro de sua mente um jogo e comece a pensar em seus detalhes. Nada muito profundo. Apenas perceba como ela vai surgindo e suas regras vão criando raízes dentro do seu pensamento e imaginação. Anote num papel suas idéias a respeito deste jogo. Faça isso agora por alguns poucos minutos antes de prosseguir com o exercício.

Agora pense e imagine que você precisa criar um jogo que vá ensinar aos adolescentes que eles devem preservar as florestas criando neles uma consciência ecológica. Este jogo deve ser divertido e desafiador, de modo a realmente despertar o interesse de quem o joga. Comece a pensar em como seria esse jogo, algumas das suas regras, detalhes, enredo, deixe sua imaginação pensar em tudo, dentro da direção proposta dos objetivos. Anote em um papel.

Perceba a diferença que existe entre o nascimento de um jogo livre de objetivos, onde suas idéias estão livres para tomarem o rumo que quiserem, e o nascimento de um jogo profissional, onde o game deve atender aos objetivos e suas idéias precisam criar algo seguindo uma direção parcialmente definida. É importante você ter essa noção.

No entanto, perceba também que mesmo nos games profissionais, apesar da sua direção definida por objetivos, ainda assim há muito espaço para a criatividade e a elaboração de idéias muito boas.


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Na próxima aula falarei um pouco sobre os mecanismos dos jogos e sua relação com a mente do jogador. Até lá!

Introdução e Apresentação do Curso

Próxima Aula: A relação dos jogos com a mente

[Atenção: infelizmente muitos dos meus artigos estão sendo copiados ilegalmente por outros sites/blogs. Em alguns casos os donos de tais sites/blogs se colocam como autores dos textos. Um total absurdo e falta de ética. Peço por favor que se você encontrar este artigo ou parte dele em outro site, me informe através do meu e-mail de contato, no final da página ‘sobre mim‘. Muito obrigado.]


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39 respostas para Curso 01 – Aula 01 – O nascimento de um jogo

  1. Bruno Reis disse:

    Beleza!!! valeu pelo curso!! Fiquei com uma dúvida: Esses exercícios devem ser entregues? Você vai dar nota, avaliar, algo assim? Mais uma vez parabéns e obrigado pelo curso!

  2. Pingback: Apresentação do Mini-Curso de Game Design: introdução na arte de criar jogos | Game Design Br: A Arte de ser um Game Designer

  3. PeterMr disse:

    Olá Bruno, obrigado! As atividades propostas nas aulas não devem ser entregues. Elas apenas servem para que o aluno tenha uma noção melhor e prática daquilo que foi exposto na aula. No começo das aulas, depois da introdução ao que ela vai expor, eu faço comentários sobre a atividade da aula anterior. Apenas na última aula (aula 9) a atividade final deve ser entregue via email para eu fazer uma avaliação e tecer alguns comentários em cima.

  4. Curti a aula, meus parabéns. ;D

  5. PeterMr disse:

    Obrigado Diogo! A próxima aula eu colocarei no ar até domingo. Abraços!

  6. Helder disse:

    Meu Velho,
    tô tentando fazer minha monografia sobre jogos casuais, só que meu orientador fica me embassando e n me passa livros preu ler a respeito de game design ou sobre jogos casuais, você poderia ou quem quer que leia esse post poderia me indicar alguma literatura que possa me ajudar a começar meu projeto?

  7. PeterMr disse:

    Helder, td bem? Rapaz, livros a respeito só conheço em inglês. Cito dois aqui: “Casual Game Design: Designing Play for the Gamer in All of Us” e “Creating Casual Games for Profit & Fun”. Você pode encontrar a venda na Amazon. Em português o que provavelmente você vai achar são artigos na internet. Mas seu foco está no que exatamente? Na criação dos jogos casuais ou num estudo sobre o seu mercado? São áreas diferentes de pesquisa. Os livros de casual game design vão tratar principalmente da criação, mas também fazem uma abordagem inicial sobre o mercado. Porém, levando-se em conta a dinâmica do mercado de games, as informações de um livro podem ficar defasadas rapidamente. Neste caso eu recomendo mesmo é uma boa pesquisa na internet e troca de emails com editores de revistas e centros de pesquisas deste segmento. Eu estou para terminar um texto sobre jogos casuais, mas será apenas uma abordagem sobre seus mecanismos e dinâmicas, ou seja, sobre seu game design. Em breve pretendo colocar no ar aqui no Blog. Sobre o mercado, um artigo que li há um tempinho atrás dizia que seu crescimento iria fazer com que em 2013 seu faturamento ultrapassasse a casa dos um milhão de doláres no mundo. Prova de que vieram para ficar. Não são apenas uma ‘moda’ no mundo dos games, mesmo porque eles atendem parte de um público que até então não vinha sendo atendidp. Enfim, espero ter ajudado em alguma coisa. Abraços.

  8. ernesto meinen bonilla disse:

    bah ótima iniciativa cara..eu to querendo agora fazer um curso inicial de game design quero seguir esse ramo de profissão…achei mto bom mesmo o pos vou esperar as sequencias …abraço

  9. Alessandra disse:

    PeterMr, excelênte idéia trazer o conhecimento de forma tão abrangente, qualquer pessoa pode ter acesso a informação e isso é fantastico num pais como nosso que deixa tanto a desejar no quesito educação.
    De qualquer modo este curso trará boas diretrizes, ajudando a definir rumos a serem seguidos, neste incrível universos paralelo, que só quem é apaixonado por games pode entender.
    Bjusssssss…………

  10. PeterMr disse:

    Alessandra, obrigado pelo seu comentário! :)

  11. Yann disse:

    Peter, meus parabéns pela sua iniciativa, a tempos eu procuro um modo de saber mais sobre Game Design e só encontrava wikipedia e cursos que diziam ser de Design mas na verdade eram de modelagem, programação… enfim, continue se dedicando a isso!

    Eu sonho em ser um Game Designer desde pequeno e é sempre bom ver pessoas no Brasil que se importam com isso e gostam de videogames de verdade. Já fiz o exercício dessa aula e curti bastante, é simples, prático e eu gosro muito de trabalhar com isso com isso, já trabalhei com RPG Maker, olha que só tenho 14 anos, aiuhaiuah xD

    Bom, enfim, vou me ligar na suas próximas aulas,espero ver cada vez mais de você, atéé

  12. Evandro Rocha disse:

    Muito bom! Achei que não conseguiria fazer os exercícios, mas me surpreendi. Foi bom poder deixar minha imaginação fluir… mas é interessante também trabalhar o lado da disciplina, tendo objetivos e metas para cumprir.

  13. erickson disse:

    OLha peter parabens encontrei oq eu tava procurando !!!
    cara nota 10 pra esse site.

  14. Boros disse:

    Exelente material! Estarei acompanhando as outras aulas também, quero muito aprofundar meus conhecimentos em Game Design mas nunca achei um curso perto de onde eu moro ou algo do tipo… ótima iniciativa, parabéns! =D

  15. Wesley disse:

    Não sei se ainda está à ativa, mas você merece meus parabéns pela iniciativa que teve, isso pra mim está sendo de bom uso. E tenho uma dúvida, sou novo, estou querendo me decidir sobre faculdade, e game desing me chama muita atenção, gostaria de saber se temos que ter algum conhecimento para entrar na faculdade, ou se eu posso chegar lá totalmente leigo no assunto?

  16. PeterMr disse:

    @Wesley

    Assim como toda faculdade, você pode chegar leigo sim, munido apenas de sua vontade em aprender e estudar bastante para isso. Quanto a ser game designer, acho importante, embora não essencial, que você tenha uma noção breve sobre as etapas de produção de um game, tais como programação, design visual etc. Mas isso tudo você vai aprendendo com o tempo. Abraços!

  17. Caroline disse:

    Oi estou fazendo o curso e estou adorando !

  18. Fabiano Fahagi disse:

    Parabéns pelo site e muito obrigado por compartilhar conosco p]o seu conhecimento.
    Estou gostando muito do curso e continuarei a fazer.

  19. PeterMr disse:

    @Fabiano

    Obrigado!

  20. PeterMr disse:

    @Caroline

    Obrigado Carol! :)

  21. Alexandre Bigheti disse:

    Acabei essa primeira aula e foi gratificante perceber a diferença entre as duas propostas do exercício. Estou curtindo d+ esse curso. Valeu…

  22. Elias disse:

    ótima a ideia desse curso quero ser um game designer, acabei de terminar a primeira aula e me supreendi, no começo imaginei um jogo onde o jogador começa com uma buçola um numero limitado de balas e com a instruçao de ir para o norte, e pelo caminha encontrava animais selvagem par aemfrentar e quanto mais matace mais ponto acumularia pontos, quando tivece um certo numero de pontos, apareeria uma nova direção e assim até chegar ao tesouro, mas depois quando vc deu o objetivo tive que mudar um pouco ao invez de matar os animais ele os encontraria presos em armadilhas doentes etc e os salvaria, percebi a diferença de uma ideia livre e uma definida.

    Perdoe meu portugues

  23. Graziel disse:

    Adorei a Aula
    consegui aprender bastante em como diferenciar os jogos
    amanha irei para a pros sima aula enquanto isso vou aplicando no caderno oque aprendi!!

  24. Bruno Fiacadori disse:

    To achando bem interessante este curso pois estou ingressando em meu primeiro game, desta vez será pra valer, não podemos ter medo de metermos a cara e ir atrás de nossos sonhos, tenho 25 anos, trabalho com música mas quero me realizar criando games, sendo Game Designer. Estamos em 2012 agora e esta aula foi interessante pra mim. Vou seguir no curso. UmaS questões, se ainda estiver aí PeterMr, vc é prof. de alguma faculdade sobre games tb? Já tentou ser? Criou o curso apenas com sua experiência? Abraços.

  25. Luiz disse:

    Oi, achei interessantíssimo esse curso online, tanto que até estou fazendo as atividades propóstas em meu caderno.

    Eu ficaria feliz em saber se posso lhe mandar umas notas a respeito do meu desempenho. Bem como umas perguntas.

    Até

  26. Luiz disse:

    Adorei a forma de abordagem sobre o tema, e gostaria de participar do curso online, só tem um problema. Não consegui identificar nenhum e-mail de contato na seção “sobre mim”.

    Até.

  27. Josias disse:

    Meu game da primeira opçao ficou assim:
    Voce esta num barco com seus amigos pescando de repente vc sente uma coisa gigantesca batendo no barco ,todos cairam vc bateu a cabeça em um pedaço de madeira e desmaiou quando acorda esta sendo levado por uma lula gigantesca para uma ilha,cuja era uma floresta fechada,o ser le deixa perto da ilha e vai embora,ao chegar na praia vc percebe muitas caveiras ,uma voz fala na sua cabeça;vc esta aqui para achar um tesouro,procure-o como se sua vida depensesse disso pegue essa espada(uma espada aparece no chao)e va embora,tome cuidado.Vc pega a espada mesmo sem saber usar e vai com medo,de repente vc é cercado por ogros e pelos mesmos capturado,vc acorda em um calabouço,tendo que fugir dali,vc foge e pega a sua espada e sai atras do tesouro matando tudos que o impeça quando vc acha o tesouro tem outra espada nele e um recado que diz;junte as duas espadas e derrote o imperador do mal vc as une e ela fica linda e brilhosa.Aqui começa a aventura.

  28. juan disse:

    muito bom

  29. renato disse:

    Esse poste é muito bom ,já procurei em outros sites e o conteúdo muitas vezes não era bom ou então era necessário
    pagar.Parabéns

  30. PeterMr disse:

    @Luiz Olá, você pode me enviar suas atividades realizadas sim, mas tenho tido pouco tempo para responder como eu gostaria. Dou prioridade mais para a atividade final. Abraços!

  31. PeterMr disse:

    @Bruno Olá Bruno, já dei aulas, mas internamente, em empresas que também trabalham com educação e tecnologia. Já dei aula em sala de aula também, mas não exatamente sobre criação de games. O curso eu elaborei em cima da minha experiência e dos estudos que faço há muito tempo na área. Neste ano de 2013 vou lançar um curso pago online, sobre criação de jogos para treinamento e educação. Abraços!

  32. Samir Ferraz disse:

    PeterMr, parabéns pelo belo trabalho! Tentarei aprender ao máximo contigo! Sou físico e trabalhei na criação de conteúdos digitais por 2 anos, num projeto chamado “A Física e o Cotidiano”. Atualmente sou professor de Física para Jogos no SENAI de Salvador-BA e estou buscando criar meus próprios jogos. Tenho uma irmã artista visual e um cunhado mestre em ciências da computação que estão me ajudando. Por enquanto acredito que tenho pouco a ensinar, mas futuramente podemos ser colegas e/ou colaboradores. Uma curiosidade: Qual a sua formação? Muito obrigado pela fantástica iniciativa! Seguirei seus passos! Forte abraço!

  33. Anne disse:

    muito boa a sua iniciativa d ajudar as pessoas com esse curso, depois d procurar muito na net finalmente encontrei n_n
    espero q chegue logo amanhã para ver a próxima aula xD

    poderia avaliar a minha atividade? >.<
    aqui está:
    “Uma pessoa perdida na floresta com somente uma arma na qual ele utiliza para a sobrevivência, depois d derrotar várias criaturas enquanto ele anda sem rumo descobre uma caverna, entrando vê um velho desconhecido que diz para ele que para sair dessa floresta era preciso encontrar 100 tesouros escondidos e então lhe da um mapa. No caminho encontra várias pessoas com quem faz amizades e faz várias missões para conseguir os tesouros…”

  34. Anne disse:

    e o segundo ficou assim:

    “Um rapaz que morava na floresta percebe que o ambiente em sua volta está ficando cada vez mais poluído então decide tentar mudar essa situação começando por ele mesmo, reciclando coisas, ajudando os animais em extinção, toda vez que fazia uma boa ação ganhava pontos e estes se transformavam em troféus q podiam ser compartilhados com os amigos nas redes sociais, o final do jogo vai depender das ações tomadas durante o jogo”

  35. PeterMr disse:

    @Samir, bacana o seu trabalho! E com esses colaborares próximos, já tens uma equipe mínima completa para começar a fazer alguma demo de jogo! Minha formação é Filosofia, de onde consigo tirar boa lógica e conhecimento para argumentações, construções de enredos, teoria do conhecimento etc. =)

  36. PeterMr disse:

    @Anne, tudo bem? Vamos lá, normalmente eu não comento as postagens referentes as atividades das aulas 1 a 5, mas vou aproveitar um tempinho para comentar suas duas ideias de jogo desta atividade. Ambas ficaram bacanas. Percebeu como na primeira ideia, tendo mais liberdade, você pôde ‘voar’ um pouco mais, construir uma história mais envolvente e até dizendo que ele poderá fazer “várias missões”, ou seja, indo longo em sua ideia, abrindo espaço para a criação de vários tipos de missões etc. Já na segunda ideia, você criou um limite e trabalhou dentro deste limite. Ainda assim ficou interessante e criativo, com o personagem cumprindo algumas missões também, tais como salvar animais, despoluir a floresta etc. Mas aqui você nem chegou a dizer ‘várias missões’, pois no fundo, seriam limitadas. Porém, ser limitado não é ruim. Afinal de contas o jogo tem que ter um final ne? rsrs E muitas vezes, principalmente nos primeiros jogos, é melhor você trabalhar com jogos enxutos, curtos, do que com jogos com enredos megalomaníacos. Acredito que para primeira atividade, você foi muito bem e ‘pescou’ a diferença entre se criar um jogo livremente, e se criar um jogo tendo que ter em mente limitações e objetivos. ;) abraços!

  37. mikael disse:

    Nossa …..dahora mesmo…… acabei de ver a primeira aula….demais..parabens ein Peter, trabalho Perfect.
    Vou ver todas suas aulas.

  38. Anne disse:

    desculpa a demora para responder rsrs

    muito obrigada por avaliar minha atividade ^^
    a segunda tive um pouco mais d dificuldade rsrs
    então vc acha q para o primeiro jogo tinha q ser mais simples? assim com menos missões? tava pensando em usar a primeira história para fazer um jogo, o q acha?

  39. PeterMr disse:

    @Anne A questão é que a primeira atividade permitia uma liberdade maior, algo que dificilmente ocorre quando se cria um jogo pra valer. Ambas as ideias ficaram boas. Contudo, não se esqueça nunca de primeiro determinar seu publico alvo e então definir como será seu jogo. E comece sempre com jogos menores, com poucas fases. O principal a ser feito com os primeiros jogos é terminar eles. Nem tanto se vão ficar bons ou não. O importante é conseguir terminar por completo os primeiros jogos.

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