20 Comentários


  1. Sempre é bom frisar o que realmente um game designer faz e qual seu real motivo por estar na equipe de desenvolvimento do jogo. Bom lembrar também que no Game Design o seu maior foco é no usuário final, pois é para eles que você projeta.

  2. PeterMr

    Isso, eu ainda vou escrever um outro post com exemplo prático das funções de um game designer no desenvolvimento de um game. Assim ficará ainda mais claro o que ele faz dentro de uma equipe. ;)

  3. Leonardo henrique

    Bom dia gostaria de saber a melhor faculdade de game design aki no brasil e no exterior tbm mas principalmente no brasil … aguardo resposta

    seu site é muito bom

  4. PeterMr

    Olá Leonardo! Obrigado pelo elogio ao site. Então, sobre faculdades de Game Design, eu pretendo fazer um post ainda sobre este assunto, até para esclarecer melhor para muitas pessoas o que seria de fato uma faculdade de Game Design e o que são as faculdades, cursos, de desenvolvimento de jogos que possuem em sua grade curricular, aulas sobre game design, mas que a faculdade ou o curso em si não se trata de game design exclusivamente.

  5. Eduardo Röeper

    Meus parabéns por seu artigo, está muito bom. Eu estou com vontade de fazer o curso de Gama Designer e agora que li seu artigo estou mais ainda.

    Abrass

  6. Vamos lá amigo,vou fazer o curso levo jeito para isso!!!

  7. Fernando Lima

    Cara parabens perlo post!!!. é muito raro achar alguem aqui no brasil que saiba exatamente oque cada profissional na area de jogos faz.
    games designers como: Shigero Miyamoto, Hideo Kojima, Satoshi Tajiri, Hirokazu yasuhara e muitos outros nao sao programadores dos jogos e sim os criadores do conceito, se voce nao sabe quem sao esses nomes ai que eu citei da uma olhada no google. jogos como Sonic, Mario, Metal Gear, Pokemon, todos foram criados por Game Designers

  8. Alexandre Bigheti

    Estou iniciando nesta área e seu site é muito bom, principalmente desmistificando alguns “conceitos” propragados pela mídia e pela praticidade do mesmo. Parabéns!


  9. Estou iniciando estudos sobre o jogos digitais com propósito de mestrado, sou Designer Gráfico e dou aulas de programas gráficos. Muito bom seu site, você teria tempo para me responder algumas perguntas? Grato, Dgn. Marcelo Santos.

  10. Paulo Matheus

    Oá PeterMr. Primeiramente quero parabenizá-lo pela sua iniciativa diante deste Ramo tão grande e ao mesmo tempo tão ignorado aqui no Brasil.
    Bem, li em outro Blog sobre Game Designer, e nele falava que existem especializações dentro do mesmo. Ou seja, existe o game Designer roteirista que é o que cria, o Desenhista o que desenha o jogo no qual foi criado pelo roteirista, o programador, e o projetista de animação e modelagem 3D. E aqui no seu Blog fala que o Game Designer é o que cria, ou seja é como se fosse já uma especialização, e não houvesse outras dentro dela, se é que me entende.
    E acho que o seu está certo, pois como você mesmo disse há muitas pessoas que confundem Game Designer com outras áreas de Games. Mas eu queria saber de você, se há alguma especialização dentro do ‘Game Designer’ ou seja, se alguém deseja ser um game Designer, se ele precisa ter mais essa dúvida.
    Fico grato desde já, aguardando sua resposta!
    Abraços.

  11. Mercia

    Ola meu nome e mercia e quero mim especializar em Design Grafico de efeitos visuais em Imagens e sera que essa area tem na parte de gamer design ? ou se algunha empresa de gamer ira mim aceitar ?

  12. André Leme

    Olá,

    Esse artigo iluminou minha vida!

    Eu achava que eu não poderia trabalhar com games por ser ruim com desenho e programação… Tenho varias ideias para games simples e casuais, acho que meu negócio mesmo é essa parte do planejamento, da história, roteiro (se necessário), enredo, etc… Pretendo fazer faculdade de produção multimídia em Sorocaba, que é mais voltado para o audiovisual, mas também se aprende a criar games.

    Ai, por favor, poderia me enviar um modelo de documento de game design para eu ter uma ideia melhor?

    Valeu!

  13. PeterMr

    @Paulo Ainda não existe um curso específico para game designer. Normalmente as empresas que dão os cursos costumam trabalhar o game design em um módulo do curso e a produção dele nos demais módulos. Não conheço nenhuma especialização que trabalhe apenas com o game design em si. Abraços!

  14. Raphael Sky

    Muito bom ver um site brasileiro tratando do assunto, já assinei!

    Parabéns pelo trabalho!


  15. interresante ,onde é possivel trabalhar de game designer no brasil?

  16. PeterMr

    @Leonardo, ainda é um mercado em crescimento, e no caso do Game Designer, um crescimento ainda mais lento devido ao pouco entendimento de muitas empresas em relação ao papel fundamental de um Game Designer no projeto. As vezes um designer visual ou um programador assume esse papel, mesmo sem ter alguns conhecimentos necessários para balanceamento e enredo do jogo. De qualquer forma, ja há empresas que entenderam a necessidade de um profissional neste papel. O problema é você se destacar entre os que tentam seguir essa carreira. Recomendo sempre tentar primeiro criar e produzir alguns jogos menores pessoais, colocar na internet e tentar algum pequeno sucesso com um deles. Isso servirá de portfólio para mostrar sua competência. Até mesmo, quem sabe, se fizer muito sucesso (é difícil, mas não impossível), você mesmo abra sua empresa. ;)

  17. PeterMr

    @Raphael, obrigado! Em breve vou postar algumas novidades no site!

  18. Jonas

    um game designer sozinho pode criar um jogo desde a criação da engine até a conclusão?e como eu faço para trabalhar em todas as áreas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *